Microbiologia

Kits de teste para detecção de contaminação microbiológica.

Alimentos contaminados com microorganismos como bactérias, leveduras, fungos ou vírus podem representar riscos significativos para os consumidores. Além de detectar microorganismos patogênicos, monitorar organismos típicos de deterioração é crucial para minimizar perdas na produção.

Os microorganismos são entidades microscópicas, principalmente unicelulares, embora alguns possam ser multicelulares. Eles são ubíquos, encontrados na água, solo, ar e diversos ambientes naturais. Na indústria alimentícia, os microorganismos podem ocorrer naturalmente nos alimentos, estar presentes em superfícies alimentares (por exemplo, vegetais frescos) ou serem introduzidos durante o processo de fabricação devido a práticas de higiene insuficientes (por exemplo, processamento de carne).

Na indústria de alimentos, a contaminação microbiológica pode ser categorizada em:

  • Organismos indicadores
  • Bactérias patogênicas
  • Vírus
  • Toxinas bacterianas
  • Organismos de deterioração

Microorganismos patogênicos devem estar completamente ausentes nos alimentos ou limitados a um número especificado de células por grama de alimento, variando de acordo com a matriz alimentar. Para mais informações, visite o site da DGHM. Exceder esses limites pode ter consequências graves para a saúde dos consumidores, com uma política de tolerância zero para a maioria dos patógenos comuns (Salmonella, Campylobacter, E. coli, etc.) em amostras de 25 g de alimentos.

Métodos de teste microbiológico

Os testes microbiológicos podem ser amplamente classificados em testes de alimentos e monitoramento de higiene/controle de limpeza.

Detecção de microorganismos no ambiente de produção

Os testes microbiológicos para controle de limpeza e higiene detectam resíduos de alimentos em superfícies insuficientemente limpas no ambiente de produção, proporcionando uma base de crescimento para microorganismos. A contagem de colônias em alimentos ou superfícies pode ser realizada usando placas Compact Dry prontas para uso, disponíveis para 13 parâmetros de análise diferentes. Essas placas utilizam meios de cultura nutritivos padrão e substratos cromogênicos, que se convertem em produtos coloridos pelo metabolismo microbiano. As placas Compact Dry podem testar amostras de alimentos diluídas, amostras de swab de superfícies ou amostras de filtro de membrana de líquidos.

Os resíduos de alimentos em superfícies também podem ser detectados usando testes de proteínas (RIDA®CHECK) ou medições de ATP (LuciPac™ Pen, LuciPac™ A3 Surface). Os testes de proteínas indicam níveis de contaminação através da mudança de cor no reagente de detecção. As medições de ATP ou AMP são altamente precisas, utilizando uma reação de bioluminescência registrada por um luminômetro (Lumitester SMART). Ambos os sistemas controlam consistentemente a eficiência dos procedimentos de limpeza, garantindo a higiene industrial e reduzindo o risco de contaminação do produto.

Detecção de microorganismos em alimentos

Toxinas bacterianas em amostras de alimentos e bebidas podem ser analisadas com diversos kits de teste, incluindo ensaios de ELISA, testes de PCR em tempo real, placas de nutrientes e placas de ágar.

Para a detecção de bactérias patogênicas, estão disponíveis métodos imunológicos (ELISA). Os ensaios RIDASCREEN® utilizam a tecnologia de sanduíche, capturando proteínas de superfície bacteriana em um poço de microplaca e detectando-as com um segundo anticorpo marcado com enzima. Esta detecção imunológica requer procedimentos adequados de pré-enriquecimento com base no tipo de patógeno.

A detecção de toxinas bacterianas pode ser realizada diretamente de amostras de alimentos (RIDASCREEN® SET Total e RIDASCREEN® SET A, B, C, D, E) ou usada para a detecção indireta de bactérias produtoras de toxinas após o pré-enriquecimento.

Bactérias patogênicas e vírus podem ser identificados com sistemas biológicos moleculares, como os kits SureFast® PATHOGEN de PCR em tempo real. Este sistema modular inclui preparação otimizada de DNA através de colunas de filtro de centrifugação e tecnologia de sonda de hidrólise TaqMan ligada a corantes FAM. É compatível com todos os termocicladores de PCR em tempo real comuns. Todos os kits PLUS integram controle interno de amplificação, com a escolha do corante de controle de amplificação dependendo do tipo de ciclador utilizado.

A otimização dos procedimentos de teste microbiológico garante a segurança alimentar e a conformidade com os padrões regulatórios, protegendo os consumidores e reduzindo o risco de contaminação no processo de produção de alimentos.

Aproveite a expertise da nossa equipe. Estamos prontos para acompanhar você e sua empresa em cada etapa do processo de testes, garantindo suporte completo e os melhores resultados.