Alergênicos alimentares
Soluções analíticas confiáveis para o gerenciamento de alergênicos.
A importância da gestão de alergênicos alimentares
Para a maioria das pessoas, consumir alimentos é inofensivo, mas para aquelas com alergias alimentares, pode causar reações potencialmente fatais e impactar significativamente sua qualidade de vida. Portanto, a gestão eficaz de alergênicos alimentares usando métodos de teste confiáveis é crucial.
Prevalência de alergias e intolerâncias alimentares
Os cientistas estimam que aproximadamente 2-4% dos adultos e 6-8% das crianças sofrem de alergias alimentares. Além disso, um número significativo de pessoas possui intolerâncias alimentares, embora sua prevalência exata seja difícil de determinar devido à falta de estudos abrangentes. Ao contrário das intolerâncias alimentares, as alergias alimentares são altamente perigosas porque são causadas por reações do sistema imunológico desencadeadas por proteínas às quais os indivíduos são sensibilizados.
A necessidade de rotulagem precisa de alergênicos
Rotular as proteínas alergênicas, conhecidas como alergênicos, é crucial para proteger indivíduos alérgicos. Alergênicos ocultos, que podem aparecer em alimentos convenientes ou como contaminantes não intencionais durante o armazenamento e a produção, representam riscos significativos.
Regulação de alergênicos
Para proteger os indivíduos alérgicos, a União Europeia implementou regulamentações de rotulagem de alimentos, que são continuamente atualizadas (Regulamento da UE 1169/2011, eficaz desde dezembro de 2014). Desde novembro de 2005, os produtores de alimentos são obrigados a rotular ingredientes que podem causar alergias ou intolerâncias. Isso inclui uma lista abrangente de substâncias e produtos derivados delas.
Gestão de risco de alergênicos
Na maioria das linhas de produção, são produzidos vários produtos, o que pode levar à contaminação não intencional por alergênicos. Isso pode ocorrer através do contato cruzado de matérias-primas, armazenamento inadequado, equipamentos de produção compartilhados, poeira no ar, reutilização imprópria de sobras ou embalagens defeituosas. Para proteger os consumidores e garantir rotulagem precisa, é necessário implementar um conceito HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), que inclui análise confiável de alergênicos no local. Medidas eficazes, como cronogramas de produção estratégicos e práticas rigorosas de limpeza, podem minimizar o contato cruzado com alergênicos.
Kits de teste para análise de alergênicos
A R-Biopharm oferece uma variedade de técnicas imunocromatográficas (ELISA, testes de fluxo lateral) e biológicas moleculares (PCR) para análise de alergênicos. Nosso extenso portfólio inclui kits de teste para amêndoa, caseína, crustáceos, ovo, glúten/gliadina, avelã, β-lactoglobulina, tremoço, leite, mostarda, amendoim, gergelim e soja. A realização de análise de alergênicos requer um laboratório livre de alergênicos para garantir resultados precisos.
Os testes de fluxo lateral bioavid agora estão disponíveis em um novo formato, que inclui uma linha de gancho e tudo o que é necessário para controle de limpeza. Saiba mais sobre nossos testes de fluxo lateral bioavid.

