Organismos geneticamente modificados

Soluções inovadoras para a detecção de OGM em alimentos

Plantas geneticamente modificadas comuns

Os organismos geneticamente modificados (OGMs) comumente incluem soja, milho, colza e algodão (não usado como alimento).

Rotulagem de alimentos livres de OGM

De acordo com o Conselho de Ministros da União Europeia (UE), todos os produtos alimentícios contendo organismos geneticamente modificados devem ser rotulados, conforme a Decisão nº 1139/98/CE. Além disso, a Diretiva 1829/2003 da UE estabelece o valor limite de rotulagem em 0,9% tanto para alimentos quanto para rações na UE.

Detecção qualitativa de OGM

Regulações nacionais ou regionais frequentemente impõem tolerância zero para eventos de OGM não aprovados, exigindo testes qualitativos. Esses testes geralmente têm um limite de detecção de 0,01%, dependendo da matriz e da aplicação. O Regulamento EC 619/2011 se aplica especificamente aos alimentos para animais, permitindo um valor de limite técnico de 0,1% para eventos de OGM não aprovados sob certas condições (por exemplo, aprovação expirada da UE, aprovação do país de origem, disponibilidade de testes e materiais de referência).

Isso é crucial para gerenciar a contaminação em importações de OGMs e de milho e soja livres de OGM.

Detecção quantitativa de OGM

Para eventos de OGM aprovados, a avaliação quantitativa determina se o produto excede os valores definidos de limite ou rotulagem obrigatória. Na Europa, aplica-se um valor de 0,9% ao evento de OGM na respectiva matriz vegetal.

Abaixo deste limite, produtos alimentícios com contaminações tecnicamente inevitáveis e coincidentes de OGM não precisam ser declarados (EC 2829/2003 e EC 2830/EC). A quantificação envolve a medição de um gene específico de OGM e um gene específico da matriz vegetal, utilizando uma curva de calibração derivada de um padrão de DNA. Este método calcula a porcentagem de presença de OGM.

Triagem de OGM

A triagem de sequências de genes extrínsecos introduzidas durante o desenvolvimento de OGM detecta eficientemente a presença de quaisquer OGMs.

Esses e outros parâmetros podem ser combinados de forma modular ou utilizados individualmente. A eficiência da preparação de DNA pode ser verificada com o Kit PLANT Plus específico para plantas (S2049).

O sistema SureFood® é altamente flexível, composto por módulos para amplificação e detecção que são compatíveis e configuráveis conforme as necessidades específicas do usuário. Todos os módulos são compatíveis entre si. O SureFood® está disponível tanto como produto quanto como serviço.

Aproveite a expertise da nossa equipe. Estamos prontos para acompanhar você e sua empresa em cada etapa do processo de testes, garantindo suporte completo e os melhores resultados.